quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Planejamento do Palmeiras falha !

Rodrigo Farah
Em São Paulo

"O Palmeiras tem que entrar sempre como favorito, se não for assim não tem que participar". O discurso de Vanderlei Luxemburgo antes do Campeonato Brasileiro de 2008 apresentava uma visão de extremo otimismo para o futuro do clube. Oito meses depois, o cenário da equipe alviverde é bem diferente: após investimentos e promessas, o time caminha longe do planejamento traçado inicialmente e se depara com problemas para começar o Paulista e a Copa Libertadores.

O próprio Vanderlei Luxemburgo admitiu na última terça-feira que vê o Palmeiras longe dos favoritos na competição continental, antes tratada como prioridade pela diretoria. "Saímos totalmente do planejamento, mas nem eu e nem o clube tivemos culpa nisso. Tudo é culpa da realidade do futebol e tivemos de nos adaptar", ponderou o treinador.

Nos planos elaborados por Luxemburgo na temporada passada, a missão era manter 70% do elenco e complementá-lo com alguns reforços para deixar a base do time intacta. O Palmeiras, no entanto, começou 2009 sem contar com seis jogadores que encerraram a Série A como titulares - Élder Granja, Martinez, Leandro, Roque Júnior e Alex Mineiro (já afastados do clube), além do atacante Kléber, que não tem a permanência no Parque Antarctica assegurada.

Além disso, um total de 11 atletas já acertaram transferência para outras equipes enquanto outros seis chegaram - Maurício, Danilo, Cleiton Xavier, Pablo Armero, Willians e Marquinhos. A reformulação no elenco foi tida como surpresa pelo treinador.

"Fomos obrigados a fazer essas mudanças. Com o Martinez, por exemplo, tentamos renovar, mas ele recebeu uma proposta melhor no meio da negociação [do Cerezo Osaka]. Como se resolve isso? Nossa missão agora é contar com jogadores mais jovens e contratos mais longos para que eles permaneçam no clube", revelou Luxemburgo.

As mudanças no elenco levam a outros problemas, como demora no entrosamento da equipe e a necessidade da formação de um novo estilo de jogo. Além disso, até mesmo o planejamento da preparação física do Palmeiras precisará ser refeito devido às características dos jogadores recém-contratados.

"Essas mudanças no time vão alterar o panorama. Ano passado, uma das coisas que faltou foi a velocidade de jogo. Isso é algo comum de cada atleta, que não dá para ser mexido muito. Agora, podemos ter um time mais veloz com os jogadores que chegaram. Precisamos avaliar a característica de cada um", alertou o preparador físico do clube, Antônio Mello.

O Palmeiras terá pela frente duas semanas de pré-temporada em Atibaia antes de iniciar a disputa no Campeonato Paulista no dia 21, contra o Santo André. Oito dias depois, o clube alviverde estreia na Copa Libertadores diante do Real Potosí no Parque Antarctica. O jogo da volta está marcado para o dia 4 de fevereiro, na Bolívia.

Fonte.: UOL ESPORTE (http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas/2009/01/07/ult59u182989.jhtm)

Nenhum comentário:

Postar um comentário